Tuesday, May 13, 2008

de radicais e radical

A palavra RADICAL pode ter 3 sentidos gerais:
  1. relativo à raiz, origem, ao fundamento; fundamental, básico; que existe intrinsecamente num indivíduo.

  2. afastamento do que é tradicional/usual; extremado; relativo a drásticas reformas apoiadas em opiniões extremadas; tendente a introduzir alterações profundas em hábitos, condições, pontos de vista correntes.

  3. brusco, difícil, que exige destreza, coragem; moderno, esportivo, vibrante ou juvenil.
Os outros sentidos são específicos das ciências humanas e exatas...

Algumas pessoas costumam me chamar de radical, aqui ou ali... Eu particularmente gosto. Tal palavra floresce muito mais um sentido positivo do que o pejorativismo negativo que alguns querem dar-la. Faz-me lembrar que minhas raízes, opiniõres formadas em anos de crítica, estudo e observação do mundo, o fundamental, valores bem embasados. Sugere-me também que estou aberto para o novo, que procuro ter um olhar distante do usual a fim de obter um outro ponto-de-vista.

Do lado pejorativo da palavra associa o indivíduo à não-moderação e inflexibilidade. E o ponto de ebulição para que tal classificação ocorra baseia-se numa das partes, geralmente desgastada de argumentos, decide que não há nada a acrescentar porque a outra parte é não muda sua opinião. Em química, radical é o termo que designa o grupo de átomos combinados numa molécula capaz de manter sua individualidade numa reação e passível de ser substituído integralmente por um elemento ou outro radical num composto. Destaco o "manter sua individualidade" e o "passível de ser substituído integralmente"...

Cabe esclarecer que mudar de opinião não é como mudar de roupa. Pessoas mudam de opinião quando vêm que suas posições estão equivocadas. Não é simplesmente porque duas pessoas discordam e discutem que uma delas precisa concordar com a outra. Opiniões são formadas no capital intelectual de cada um. Ou ao menos é assim que deveria ser. Não é porque alguém lhe diz que 2+2=4 que você precisa concordar. Na política brasileira, por exemplo, não é...

Mas comecei a falar de radical porque quero presentar o blog de um amigo meu - blog que ajudei a criar. Neste blog eu espero ler as coisas que ele vem escrevendo nos últimos tempos, e principalmente as futuras...

Ele também um radical, no bom (e único!) sentido da palavra! Quimicamente falando...

Acesse e confira: Blog do Johnson

Enjoy!

No comments: