Monday, August 25, 2008

na latrina do mundo...


Um amigo que muito admiro me enviou recentemente um email para me parabenizar pelo em3, o trio musical que consegui montar junto com meus "amigos virtuais", como gosto de chamá-los. Ele me lembrou que, quando certa vez estive no Brasil - país na qual ele "carinhosamente" chama de "a latrina do mundo" - reclamara que estava difícil montar uma banda, devido à falta de tempo das pessoas neste mundo tão rápido em que vivemos, onde as facilidades tecnológicas que efetivamente tornam sua vida mais fácil, encurtando distâncias e automatizando tarefas, paradoxalmente também distorce nossa percepção de tempo, tornando-o cada vez "menor" - como se fosse possível!

Ao final do email, ele me parabeniza por eu ser a pessoa mais eclética que ele conhece... PORÉM eu gostaria de lembrá-lo do quão eclético ELE é, já que geralmente as pessoas não reconhecem - ou não enxergam - o próprio umbigo, seja por flatulência - que não é o caso aqui - ou modéstia.

Este meu caro amigo, além de estar entre as maiores autoridades em se tratando de sistema operacional MVS - agora conhecido como z/OS, um dos mais complexos sistemas operacionais de todos os tempos - também poderia facilmente ter-se arriscado na carreira médica, área em que tem verdadeira paixão. Sem mencionar a carreira científica, na qual poderia transitar livremente do academicismo à prática de pesquisas, além da física, da química e da matemática.

E para não nos "limitarmos" ao ramo das ciências, lembro quando deu-se a praticar música num pequeno teclado, e em questão de semanas já estava a ler partituras e a discutir os clássicos. Agora, sua mais nova incursão é no ramo da crítica literária. Engajado num grupo literário disposto a discutir os grandes clássicos em toda sua profundez, em apenas alguns meses já é destaque entre aqueles que dedicaram sua vida ao assunto.

Talvez ele só esteja comprovando que, onde quer que ele empregue seu espírito crítico, sua mente ávida por conhecimento puro e sincero, avesso a imposições pré-estabelecidas, onde quer que haja a oportunidade de empregar aquele pequeno miolo de milhares de milhões de células que chamamos cérebro, ele sucederá.

Eu é quem digo, meu amigo... Parabéns!

1 comment:

Unknown said...

Edu,

Tenho que me juntar à você para parabenizar este nosso amigo....