Friday, May 15, 2009

e só porque hoje é sexta-feira...

Uma vez que Anjos e Demônios se passa no Vaticano e é ornamentado com ritos e cerimônias internas do catolicismo romano, começo eu mesmo este post com uma confissão: diferentemente do seu antecessor O Código Da Vinci, eu não li Anjos e Demônios, o livro de Dan Brown! E não o li devido a uma artigo, em que o (renomado) crítico diz que ler o livro de Dan Brown foi um pecado, não à Igreja Católica, mas à língua inglesa! Demorei a me convencer de que não seria um pecado eu mesmo assitir ao filme - uma blasfêmia do entretenimento! Me enchi de coragem e encarei o Caminho da Luz!

Embora não seja particularmente ruim, o filme agrada... ao menos. Embora comece com uma gafe (para entrar numa sala protegida por leitura da íris, o intruso teve que arrancar o olho de uma pessoa que autorizada no sistema, só que esta pessoa aparece morta DENTRO da sala!), e algumas conclusões sejam tomadas sem maiores explicações lógicas convincentes - o tal do Caminho Da Luz, por exemplo -, é uma boa fita de ação, e te leva a muitas dicas falsas sobre o desfecho - o que eu particularmente gosto.

Muita gente acha que Anjos e Demônios é a continuação de O Código Da Vinci. Não é! Anjos foi escrito antes de que Da Vinci. O problema é que sendo o filme com o mesmo ator interpretando a mesma personagem, dá a idéia errônea da continuidade - idéia esta que a própria personagem passa logo no começo do filme, quando é procurado por um agente do Vaticano pelo seu "notável trabalho no passado", numa referência ao Código Da Vinci.

Dá pra assistir sem sentir muito remorso...

No comments: