Tuesday, August 11, 2009

A Pandemia do Lucro...

... ou mais uma Teoria da Conspiração

Tem um texto rolando na internet de um tal de Dr. Carlos Alberto Morales Paitán, supostamente médico pediatra no Hospital del Niño em Lima, no Peru, que pode te fazer pensar um pouquinho...

E digo um tal de, porque na internet, camaradinha... você sabe, nada é muito confiável e não dá pra saber se o cara realmente existe ou se é só o pseudônimo de algum lunático.

O texto começa com uma comparação interessante: 1154 pessoas tinham morrido de gripe suína no mundo (até 5/08/09) e todos já se desesperam e querem usar máscara. No entanto, são mais de 25 milhões de pessoas com AIDS no mundo, e poucos são aqueles que querem usar preservativo ao fazerem sexo esporádico. Ele acusa de ser esta pandemia nada mais do que a Pandemia do Lucro, o que soa muito sensato, mesmo que sensacionalista e alarmante ao mesmo tempo.

E usando a mais poderosa ferramenta do Windows - copiar e colar - colo aqui algumas partes do texto, por vezes modificadas...

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária, que pode ser prevenida com um simples mosquiteiro, 2 milhões de crianças com diarréia, que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos de dólar; sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano! E os noticiários mal falam disso... mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves, os noticiários mundiais inundaram-se de noticias da epidemia, "a mais perigosa de todas", uma Pandemia!

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos, 25 mortos por ano. A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

[são tantos números, difícil saber se são reais. Mas mesmo que não sejam, o Dr. tem um bom argumento]

Agora é que entra a trama toda, quando o email diz [acusa] que a farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflu vendeu milhões de doses aos países asiáticos - o próprio governo britânico comprou 14 milhões de doses para, embora o Tamiflu fosse de eficácia duvidosa. Nessa, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro. E agora é a vez dos porcos. Os noticiários do mundo só falam disso. Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo.

[Teoria da conspiração]

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflu. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque... [eu adoro essa parte!] Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas milionárias do duvidoso Tamiflu.

A verdadeira pandemia é dos enormes lucros dos mercenários da saúde. Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países, mas se a gripe é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se a Organização Mundial de Saúde (conduzida pela chinesa Margaret Chan) se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de
medicamentos genéricos para combatê-la?

[Este é um ponto justo - cadê os genéricos?!?]

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

E ele termina pedindo para divulgarmos a informação... todos sabem que os meios de comunicação nada mais são do que empresas, e como empresas devem satisfação lucratica aos acionistas, e naturalmente só divulgam o que interessa a eles e aos patrocinadores, nunca o que interessa aos ouvintes e leitores.

No comments: