Monday, August 24, 2009

Sem sotaque


Falar uma língua estrangeira pode parecer fácil. Falar com desenvoltura, um pouco mais difícil. Falar sem sotaque, praticamente impossível. Primeiro que não existe língua sem sotaque, já que o sotaque é justamente uma maneira particular de se pronunciar determinados fonemas numa língua qualquer. Pode variar por região, classe ou grupo social, etnia, sexo, idade ou indivíduo, em qualquer grupo linguístico, e pode-se caraterizar por alterações de ritmo, entonação, ênfase ou distinção fonêmica.

Assim, não há fala sem sotaque. O que pode haver é o "sotaque padrão", considerado lingüisticamente oficial, e há, claro, o sotaque estrangeiro, ou seja, a maneira que um não-nativo fala determinada língua, geralmente com variações devido a limitações fonéticas inerentes de cada língua. Especialistas defendem que se você já deixou a infância, nunca mais terá uma pronúncia pura - se é que se pode dizer isso. É como diz o (velho) ditado: quanto mais velho, mais difícil de perder certos vícios...


A neurociência nos ensinou que existe uma área funcional para a linguagem no cérebro dedicada à oralidade que precisa ser estimulada. Quando nascemos, não sabemos em que país estamos, por isso falaremos a língua do nosso entorno. Até os seis meses de idade toda criança balbucia sons, mesmo os surdo-mudos. Até o primeiro ano de vida, o bebê ganha e perde sons da linguagem. Por exemplo, os orientais não falam os erres. Como o fonema não é utilizado na língua chinesa, os chineses acabam perdendo esse som antes mesmo de começarem a falar. Isso é tão sério e verdadeiro que na China há um tipo de cirurgia na língua que promete melhorar a pronúncia inglesa. A cirurgia consiste num pequeno corte na parte inferior da língua dos pacientes. Professores chineses de inglês são totalmente contra a prática, dizendo que é pura perda de tempo e dinheiro.

Estudos recentes mostram que a janela para aquisição de línguas se fecha aos sete anos de idade. Depois disso, tudo se torna mais difícil e cansativo. Você já será um falante estrangeiro do idioma. Você não irá aprender da mesma forma que você aprende sua língua materna. Irá precisar de toda uma artificialidade para aprender, como decorar regras e palavras. É por isso que um adulto estuda muito e, quando chega lá fora, muitas vezes, não consegue entender um nativo da língua.

Crianças que aprendem uma língua com menos de sete anos de idade irão falar sem sotaque. A partir dos três anos de idade, os lingüistas consideram uma criança que aprende outra língua como se fosse um nativo. Aos sete anos, as crianças já são consideradas como falantes estrangeiras, ou seja, elas irão carregar o sotaque de sua língua materna para sempre, em qualquer outra língua que falarem.

No comments: