Monday, December 14, 2009

policiar-se


O trânsito em São Paulo não é famoso por seu fluxo fácil, nem pela sua tranqüilidade tampouco educação dos motoristas. Ao contrário, trânsito caótico, pior nas horas de rush, violência urbana e na direção, ruas esburacadas e a má educação dos motoristas são fatores que vêm à mente.

Lá no Norte do globo, aprende-se a respeitar o pedestre, os semáforos (independente da hora), e a boa educação e a gentileza para com o próximo faz parte do dia-a-dia dos motoristas. Tudo isso em ruas bem pavimentadas, num trânsito que não lhe toma mais de que 50% nas horas e lugares críticos...

Mas o ser-humano se adapta, e o ambiente contagia... tudo contagia. Dirigir em São Paulo me exige um policiamento extra - não para que não me envolva em acidentes, mas para que eu não me contagie... não me contagie com a violência, a falta de educação, a má-vontade, o nervosismo e o descaso com o próximo.

Manter a integridade... isso sim é um desafio e tanto!

No comments: