Friday, May 27, 2011

Sshhhh...

Trabalha, trabalha, nego
Terra Seca, Ary Barroso

Andam questionando meu silêncio...

Seria político? Uma concessão ao governo de Enda Kelly, que primeiro quis abolir o ensino do irlandês das escolas, aumentou as taxas dos trabalhadores de salários ditos baixos, e vergonhosamente parodiou Obama, ao lado do próprio Obama?

Seria cultural? Um protesto à banalização do cinema em detrimento do culto da celebridade, ccada vez mais presente em lugares nunca antes imagináveis, como Cannes? Um manifesto poético contr os grupos de amigos que é a poesia irlandesa, com seus livros plastificados e revistas inexpressivas sendo publicadas em coquetéis badalados a vinho branco, enquanto gente de expressão se confina a um livro a cada dez anos? Ou um grito silencioso contra a supervalorização do rock 'n' roll em detrimento de outros gêneros, claramente observado na programação das rádios e nos calendários culturais país afora?

Seria financeiro? Uma adesão moral ao movimento de blogueiros fanceses que resolveram se negar a dar informação gratuita, alegando que a grande mídia - a mídia paga - aproveita-se da blogosfera para obter in,formação gratuita e transformar em artigos pagos?

Não, não, é só trabalho mesmo! Mas como hoje é sexta-feira...

Friday, May 06, 2011

Pegaram mesmo o Osama


Finalmente "os do lado de lá" confirmaram a morte do Bin Laden. Relutantes, condenavam os "infiéis" que de cara acreditaram nos ianques... mas hoje pela manhã engoliram sua crença e confirmaram a morte do chefe-mor e mentor do 9/11.

E tem gente falando por aí e por aqui que a morte de Osaminha não muda nada no cenário mundial do terror! Que Osaminha era apenas um "símbolo", uma idéia, como se muito mais do que uma idéia fosse preciso para aterrorizar o mundo todo, se apenas a possibilidade de que estejam planejando um ataque já não seja suficiente para tirar o sossego muita gente!

O problema é que em termos de terrorista, Osama Bin Laden era a celebridade do momento, e como toda celebridade, atrai atenção, notícias e popularidade... a guerra contra o terror que o bushinho iniciou terá agora que direcionar seus holofotes para algum outro lugar, e, busca de outra celebridade para condenar!

Thursday, May 05, 2011

Uma vela para Santo Onofre


Santo Onofre, conhecido padroeiro dos cachaceiros, iluminou meu caminho mais uma vez! Não que eu seja cachaceiro, isso não!!! Mas como os assuntos eram relacionados com vinhos, Baco (ou Dionísio) que me perdoem, mas tenho que acender uma vela para o santo!

Explico: tiramos alguns dias de folga para uma incursão catalana aos prazeres do prato e do copo, e como tudo o que é planejado acaba perdendo a graça, estávamos nós lá em Tarragona querendo visitar algumas vinícolas para provar vinhos feito por pequenos produtores, mas sem nenhuma idéia de onde ir... Munidos apenas com um mapa genérico da região de Priorat (Denominación de Origen Calificada del Priorat), chegamos a Gratallops e nos hospedamos no Hostal Elvira, uma pequena pousada associada a uma bodega e a uma botiga, cuja proprietária nos informou da 16a Fira del Vi - Mostra de Vins de les DO's de la Comarca del Priorat.

Já viu, né? Para quem queria provar vinhos de duas ou três bodegas, poder encontrar praticamente quase todos os produtores de Priorat e Montsant reunidos num mesmo lugar, é muita sorte... e santo forte!

É a segunda vez que me agracia Santo Onofre... a primeira foi em Johannesburg, Africa do Sul, quando tive a oportunidade de visitar a Jo'Burg, uma feira onde todos os produtores de vinho do país estariam reunidos.

Ô Santo Onofre...