Thursday, July 07, 2011

A ética da vantagem

Tem um anúncio da Rádio CBN que diz "Ética é uma só: ou você tem ou você não tem". Eu estenderia isso á Moral também! Moral e Ética geralmente se confundem - uma é relativa aos costumes, a outra à conduta - e uma acaba abrangundo a outra. Podemos dizer que a Moral é moldada nos hábitos, costumes, usos, regras e assimilação social dos valores; já da Ética, podemos dizer que é baseada primeiro na interioridade do ato humano, naquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir do âmago do agir. Uma vez impulsionado, esse agir se baseia nos hábitos, costumes, usos, regras e assimilação social dos valores.

Tem gente que se confunde, sim, mas tem gente que não sabe nem do que se trata! Amigo meu, Gerson Brasileiro, teve o toca-fita (sim, faz tempo...) do carro roubado... adivinha o que ele fez? Foi na feirinha lá do Largo Treze comprar outro, "baratinho". Baratinho porque são ou roubados ou contrabandeados. Ele simplesmente alimenta o ciclo, mas não percebe!

E isso vale para tudo: troco errado, achar carteira com dinheiro dentro, pagar impostos, atravessar semáforo no vermelho, roubar na partida de baralho (truco pode!),  trapacear, levar vantagem, ser desonesto...

É camaradinha... haja "jeitinho brasileiro" e "lei do gerson" para enfiar isso na cabeça dessa gente!

No comments: