Wednesday, May 14, 2008

A Rádio Eldorado e a Inteligência Atraída

Se assumirmos as mais recentes descobertas na tentativa de explicar a inteligência humana, a teoria das Inteligências Múltiplas é bem aceita no meio científico e educacional. Embora alguns chamem as inteligências de potenciais, no fundo tudo não passa de diferentes nomes para a mesma coisa, já que seu próprio criador, o psicólogo Howard Gardner explica que "... as inteligências são potenciais que poderão ser ou não ativadas, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos.

Aí entra a Rádio Eldorado com um anúncio onde alguém vai consultar uma cartomante que "lê" nas cartas que ele tem café da manhã com o Arnaldo Jabor, depois um encontro com o Carlos Heitor Cony e o Artur Xexéu, depois um bate-papo com a Miriam Leitão, etc. No final, a pérola: inteligência atrai inteligência... Difícil é saber que inteligência ela se refere. Aposto que é uma tal de Inteligência Existencial ou Espiritual, um suposto nono tipo de inteligência que ainda carece de comprovação científica...

Eu, hem! Melhor girar o daial...

A propósito, as oito inteligências - ou potenciais - são Lógico-matemática, Linguística, Espacial, Musical, Físico-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal e Naturalista.

E por falar em inteligência...

Segundo "The Daffodil Principle" - "O Princípio Narciso" - não se deve esperar para ser feliz, e o melhor momento para isto é agora mesmo... Pregam um poeminha que diz:
Happiness is a journey, not a destination.
So work like you don't need money.
Love like you've never been hurt, and,
Dance like no one's watching
e que eu livremente traduzi para:
Felicidade é uma viagem, não um destino.
Então trabalhe como se não precisasse de dinheiro
Ame como se nunca tivesse sido magoado, e
Dance como se ninguém estivesse olhando
Venho há algum tempo buscando estas metas, e tenho as alcançado, mas ainda falta uma...

No comments: