Tuesday, July 14, 2009

O Paradoxo da Estupidez


É o "Dia da Laranja" lá no norte. Como todos os anos, católicos & protestantes, unionistas & separacionistas, republicanos & fiéis da coroa, todos se preparam para a grande comemoração: porrada!

O Dia da Laranja comemora a vitória de "William of Orange" sobre o rei James II na Batalha de Boyne, em 1690. Embora o termo 'marcha' ou 'parada' seja amplamente usado na mídia, Os Laranjas preferem usar o termo 'caminhada' ou 'desfile'' - pura provocação, eu diria...

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Os Laranjas se acham no direito de desfilarem para comemorarem seu triumfo. Os nacionalistas acham isso ofensivo, principalmente quando desfilam nos distritos de predominância católica.

Uns diriam: ora, bem poderiam Os Laranjas não marcharem em bairros notoriamente católicos, e assim evitar a provocação. Outros diriam: Não gostam da parada? Mudem-se de lá! Afinal, estamos na Irlanda do Norte, parte do Reino Unido!

Essa é a base de todo o conflito - território Irlandês (a "Ilha da Irlanda") oficialmente pertencendo ao Império Britânico - ou o "Brutish Empire", como os Irlandeses costumam dizer!

Houve violência em Belfast (assista aqui). Não é novidade, e não deixará de ser algo esperado, até que se resolva o paradoxo da estupidez...

No comments: