Friday, July 03, 2009

Flarf

"Flarf" é um termo bastante controverso na comunidade poética contemporânea, e tem-se revelado difícil de estabelecer uma definição correta para ele. "Googling" na net, achei três sentidos principais que abrangem a maior parte dos contextos em que o termo geralmente é utilizado:

1) "Flarf" foi usado pela primeira vez em referência aos poemas produzidos por um grupo de escritores chamado "Flarflist Collective". Foi cunhado por Gary Sullivan no final de 2000, ao enviar deliberadamente alguns poemas ruins para um suposto concurso da Poetry.com (um esquema de marketing para fisgar escritores), e assim "testar" os padrões de excelência do site, por pura travessura.

2) "Qualquer-nota". Define a poesia que faz uso de mecanismos de busca na internet - acredite!

3) "Flarf" também se refere a qualquer produção intencionalmente ruim ou leviana: "O que são estes rabiscos?" "Nada, apenas algo que eu 'flarfei' durante a minha hora de almoço." "O que o cara disse?" "Não sei. Para mim soou como flarf." É claro que isso só funciona em, inglês, tal como o termo "google", que já virou um verbo.

Flarf Poetry

O que me chamou mais a atenção - e por isso postei esse artigo - foram os poemas "On Demand” escritos à partir de resultados de pesquisas na redinha... Os temas procurados acabam virando títulos dos poemas. Check this out:

Three Poems on Demand
by Jordan Davis

turtles generate poems

No wonder they move so slowly—
Somebody in there is
Trying to write.


PICTURES OF BUGS BUNNY DRESSED LIKE A THUG

What drove me to draw this picture
Of Bugs Bunny dressed like a thug?

Plural. Pictures. Not once did I sketch
The buff tattooed torso of Thug Bugs

But many times, over several days.
He looks mean, doesn’t he? When O when

Will this election be over
So I can blow off life again

Without inadvertently producing objects
Of great and mysterious-to-me beauty.


POEM FOR A SIXTH WEDDING

You know a lot better than I do
What you’re doing

No comments: