Thursday, November 05, 2009

Ladrões de Bicicleta


Tem um filme que me lembro bem, e que já assisti várias vezes... "Ladri di Biciclette" (Ladrões de Bicicleta) de Vittorio de Sica, o poeta do neorrealismo italiano, movimento artístico dos meados do século XX com ideologia marcada na esquerda marxista e que influenciou a literatura, a pintura e a música, mas teve no cinema o seu expoente máximo. E particularmente no cinema italiano.

Ladrões de Bicicleta faz uma relação entre o mercado negro - representado pelo mercado de bicicletas - e o desespero humano; até onde uma pessoa pode chegar, a degradação humana pela necessidade, em busca do banal, que no desespero não é banal, e sim vital, a exploração do ser-humano pelo próprio ser-humano; tudo com o toque sentimental inconfundível de De Sica.

Ladrões de Bicicleta mostra a triste realidade de uma época... mas ainda mais triste é a realidade real! É que nesta semana dois amigos tiveram suas bicicletas roubadas - um na porta de casa ("pô, mas eu moro numa rua sem saída!", reclamou indignado), e e a outra na estação de trem (nas estações existem umas vagas onde o pessoal pode parar - e trancar com corrente e cadeado - suas bicicletas).

Esta última nos ligou pedindo se poderíamos emprestar uma das nossas bicicletas, (temos 3) pois a usa para trabalhar. "Sem problemas", falei, e desci até a garagem do prédio onde tenho as bicicletas acorrentadas naquele mesmo tipo de vagas existentes nas estações de trem. E qual não foi a minha surprêsa! Haviam levado as 3 bicicletas! Cortaram os cabos de aço - que eu julgava serem "inquebráveis" e levaram as bicicletas... as três!!! Será que vivemos novamente aqueles tempos desesperados que De Sica retratou? Menos românticos, talvez...

Como consolo, deixaram os cadeados... super-resistentes!

No comments: