Tuesday, October 16, 2007

O banco mais velho do mundo


Frente à corrida gananciosa dos bancos mundiais, os da Itália têm se mostrado bem famintos, liderando as grandes fusões no setor: depois do Unicredit ter sido comprado pelo Hypovereinsbank (HBV) alemão em 2005, as fusões Intesa + Sanpaolo e Unicredito + Capitalia permitiram à Itália entrar no reservado clube dos grandes bancos europeus - leia-se GRANDES PREDADORES, oficialmente abonados, manipuladores de governos. Na linha contrária dos predadores abastados, tentam resistir os pequenos bancos nacionais - coitados!

Longe de ter pena de capitalistas selvagens, nós, capitalistas osmóticos e altruístas, que jogamos o jogo da vida, não o do mercado, apenas lemos as notícias, perplexos com tanto chorume e uberdade. Fusões e fusões, que tornam ainda mais bastos o poviléu, desprovido cada vez mais de mínimas migalhas de dignidade, surripiadas e compressadas na ética do "pilimpilim", do "cacau", da "mufunfa", da "pataca", do "tostão", do "tutu", do "vintém", do "vil metal"!

E mesmo os que parecem resistir, na verdade não resistem coisa nenhuma; estão apenas gritando, desesperadamente, para serem lembrados, e também engolidos neste esquema antropofágico, andrógeno de pudor e moral.

E é neste contexto que lhes apresento "a" Banca Monte dei Paschi di Siena (BMPS), banco italiano controlado por uma fundação bancária "puramente nacional". Fundado em 1472 sob os auspícios da antiga república de Siena, se diz "aberto a novos acordos". E, para a vossa felicidade, meu camaradinha italiano, a sua imprensa já mencionou um eventual acordo entre "O Monte" e o espanhol BBVA.

Olha a putaria aí, gente!

1 comment:

Anonymous said...

Esse banco tem origem templaria?