Tuesday, October 20, 2009

impressões helênicas III

ou "uma vela para o santo, outra para o diabo"


Tá bom... fui ingênuo, mas só quem me conhece acredita...

À toa pelas vielas de Atenas, fui abordado por um figura pedindo as horas. Papo vai, papo vem, o cara trabalhou nos portos de Belfast, e segundo ele, agora trabalhava num bar, onde trabalhava também uma menina portuguesa. "Inclusive, a gente pode ir lá e tomamos uma cerveja juntos!"

Acreditei!

Anda, anda, vira aqui, vira ali... em meio a tanta conversa furada, nem percebi a mudança de ares dos arredores - não estávamos mais nas movimentadas vielas turísticas, mas em obscuros e tortuosos becos. Quando questionei se estávamos longe - já achando que algo cheirava mal nessa história toda - chegamos ao "bar" onde ele (e a menina portuguesa) trabalhava: "Love Pub".

Não só a menina portuguesa trabalhava lá, mas a menina russa, a menina chinesa, a menina coreana, a menina lituana, a menina polonesa, a menina africana, e vááárias outras meninas de vários outros lugares... e ele, concluí, era "o captator".

Uma vez na armadilha, o próximo passo era arrumar um jeito de sair dela causando o menor estrago possível para ambas as partes. Veio a cerveja, o "captador" rapidamente arrumou uma desculpa mais esfarrapada que as histórias que me contara até então e vazou, e logo veio a menina - russa - despretenciosamente bater um papinho!

"Я не говорю по-русски!" (Ya ni gavaru pa Ruski! / eu não falo russo!), avisei logo de cara, mas o que ela queria mesmo era um drink, que logo deixei bem claro que não pagaria. Desistiu.

Antes de acabar minha cerveja, ainda veio a menina coreana, e em meio aos costumeiros papos-furados, ela falava japonês...

"日本語話せません。" (Nihongo Wakarimasen / eu não falo japonês!), não pago drink, e ela também desistiu... Foi a vez do barman:
- Sir, these girls work here!
- I've noticed...
- They are alone, you are alone, you know...
- Yeah, yeah... I know, but I really gotta go...
- Sir, you pay one drink, the house pays you one beer!
- So the house can give my beer to her!
E fui... mas que eles eram convincentes, isso eles eram!

posted by email

No comments: