Sunday, April 18, 2010

Caçadores de Cabeças



A decapitação e a tomada de cabeça, fosse para a prática de rituais ou como meros troféus, teve sua origem em tempos tão remotos como a Idade da Pedra. Algumas tribos primitivas acreditavam que cortando a cabeça de seus inimigos e bebendo seu sangue adquiriam a força e o poder espiritual da vítima. Como troféu, conferia a seu portador grande força e influência na tribo.

A prática de caçar cabeça era muito comun em partes da China, Índia, Nigéria, Nuristan, Myanmar, Bornéu, Indonésia, Filipinas, Taiwan, Japão, Micronésia, Melanésia, Nova Zelândia, e Bacia Amazônica, bem como entre certas tribos celtas e citas (povos iranianos que viviam na região que ia dos Montes Altai, onde as fronteiras de Mongólia, China, Rússia e Cazaquistão se encontram, até a região do baixo Danúbio, na Bulgária).

Caçadores de cabeças não deveriam mais existir, não nesse nosso mundo moderno e globalizado, mas a coisa não é bem assim... Embora algumas tribos na Indonésia e na região amazônica ainda pratiquem essa barbaridade, é justamente esse nosso mundo moderno e globalizado que acabou criando uma nova raça de caçadores de cabeças, mais cruel e sanguinária... os headhunter, palavra inglesa que literalmente significa "caçador de cabeça", mas que no português acaba sendo traduzida como "caçador de talentos". Eu prefiro o sentido inglês da palavra!

Embora sejam bem agressivos, os headhunters modernos não andam armados pelas selvas urbanas, nem arrancam a cabeça de suas vítimas. Aliás, a vítima acaba sendo beneficiada pela caçada. Na verdade, nesta caçada todos ganham: a caça, o caçador, e até mesmo o freguês que "compra" a caça previamente encomendada.

Para quem não adivinhou ainda, o trabalho do headhunter consiste em buscar os melhores talentos profissionais do mercado de trabalho para ocuparem posições estratégicas nas empresas. O headhunter (caçador) sempre trabalha para uma empresa (freguês), e a caça (os candidatos às vagas) representam seu campo de trabalho.

Vos digo, ser assediado por um headhunter é bom e faz bem para o ego, além de poder vir a fazer bem para o bolso também. O que não podemos esquecer é que embora elogios de consultores experientes sejam valiosos e bem-vindos, ninguém faz milagre, e ao final do dia, sua carreira só pertence a você!

Declaro aqui aberta a temporada de caça!

No comments: