Tuesday, November 30, 2010

Operação Formigueiro

Chegou o dia, chegou a hora, todo ano a mesma ladainha, toda vez a mesma história: baixar no centro! E como não se deve confiar em ninguém numa metrópole - mesmo que não seja o Rio de Janeiro - sempre pinta aquele sentimento de desolação... fazer o quê?!? Ir pra onde?!?

Fazer o que eu sei: ou são exames ou são consultas médicas. Pra onde também... depois da obrigação, a devoção: livrarias e lojas de música! O problema é a condução...

Trem e metro. Ônibus também. Não é fácil, te digo. Mesmo essas simples operações cotidianas seriam complicadíssimas para um ET, por exemplo. Imaginem a logística para acomodar um ET no ambiente sem ser notado, mais a didática para explicar o fator trombadinha, a lógica da esmola e da pobreza, a realidade do camelô, a falta de escrúpulos da fome, o contraste entre ricos e pobres, a lei de Gerson... complicado, hem?

E tudo isso amanhã...

Monday, November 29, 2010

Dar o sangue

Mal cheguei e já dei o sangue! Isso é que é cabra esforçado!!! Sim, um esforço, de certa maneira... 12 horas de jejum alimentar, 48 horas de jejum sexual, 72 horas de jejum alcoólico... haja privação - e provação! E até digo que desta vez foi fácil. Da outra, a última minha, acabei ficando mais de 14 horas em jejum alimentar, o que impossibilitou os exames - índices de glicemia muito alterados. Quer dizer, há vezes em que fazer mais do que o necessário acaba sendo pior! E ainda assim foi fichinha... que dar o sangue mesmo, deu - e dá - o pessoal da polícia no Rio de Janeiro. Policial no Rio deveria receber insalubridade só por ter que vestir uma farda!

A nova Los Angeles brasileira está com tudo, dando a dose necessária de diversão e entretenimento ao povo, sedento de desgraça disfarçada de aventura. São perseguições cinematográficas, recheadas de comentários dramáticos e sensacionalistas, para despertar a atenção voyeurística da platéia passiva das TVs. E agora, quando parece que a ocupação do Alemão amenizou, os devoradores de cérebro reprisam os momentos de tensão... eles precisam da tensão! Alimentam a tensão! Quase que desejam que a tensão volte, para alimentar novamente o povo, num ciclo interminável de repulsa e desejo.

Ah...

Tuesday, November 16, 2010

Entre Tapas & Beijos


Não, não é uma homenagem àquela música (?!?) brega que uns tais de leandro & leonardo costumavam cantar por aí, se auto-intitulando sertanejos! Sertanejo, sim, é música, e não tem absolutamente nada em comum com o que estes brega-chiques cantam por aí! Mas não é de música que quero falar desta vez... mas de tapas (os beijos são assunto particular!).

É que estive em Madrid recentemente, para um fim de simples tapear. E tapear os espanhóis fazem muito bem! Madrid é uma cidade encantadora. Seu centro histórico abriga uma mescla de arte, cultura, gastronomia e história de causar inveja - e despertar aquele desejo de morar lá! Eu moraria em Madrid fácil, fácil...

Não tivemos tempo suficiente de revisitar o Museo del Prado, que abriga a impressionante Guernica de Picasso, mas ao menos pudemos desfrutar um espetáculo de flamenco ao final da noite... Um fim de semana e tanto!

Monday, November 15, 2010

O Touro Vermelho


Se ainda há algo que valha a pena na Fórmula 1, este algo pode ser resumido no "fenômeno" Red Bull. Uma equipe nova, com apenas 5 anos na competição - competição esta que reflete bem o espírito capitalista do mundo: quem se estabelece impõe as regras, os outros as seguem.

Isto ficou bem claro quando a Ferrari protagonizou a palhaçada entre Felipe Massa e Fernando Alonso, onde Massa foi obrigado a deixar o espanhol passá-lo. Ao ser perguntado sobre o que achou do episódio, Christian Horner, o engenheiro da Red Bull deixou claro que isso nunca aconteceria na sua equipe, declarando algo como "Estamos aqui pelo esporte, não pelo dinheiro", e que "os pilotos estão lá para vencer".

Não sei porque eu acreditei nele... e a "justiça divina" se concretizou... da melhor maneira possível, desbancando a filhadaputagem da Ferrari, consagrando o espírito esportivo da Red Bull, e o mais importante e prazeroso, pondo a arrogância e a desonestidade de Fernando Alonso no seu devido lugar! Além, é claro, da maravilhosa e justa vitória de Vetel, emocionante e bem merecida!

Reconhecemos que Felipe Massa não fez uma grande temporada, mas não merecia a desonestidade, a ganância e o espírito anti-esportivo de Fernando Alonso.

O correto se fez, por linhas tortas...

Tuesday, November 09, 2010

O Bushinho falou


Jorginho Caminhador Arbusto, aka George Walker Bush, falou à rede de televisão americana ABC sobre "suas técnicas de persuasão", que alguns infâmes chamam de tortura.

Segundo Arbusto, Waterboard não é tortura! Tortura é quando a operação deixa lesões no corpo, como um braço quebrado, um olho cego, paraplégico, etc. Lesões psicológicas não contam para o ex-presidente americano. E o figura diz ainda que estas medidas ajudaram a salvar vidas americanas, que impediram atentados nos Estados Unidos e mesmo na Europa - querendo aqui claramente ganhar alguma simpatia dos primos de esquerda.

Ora, pensemos... se Bushinho não tem caráter e trata seres humanos como pulgas, acha que Waterboard não é tortura e faz de tudo pela América, podemos dizer que ele falhou feio... muito mais do que pensávamos! E expôs não só a América mas o mundo todo, a riscos desnecessários por um longo período, pois segundo sua lógica insana, bastava uma bomba bem no meio do Afeganistão, outra no Irã e outra no Iraque, eliminava o problema pela raíz (extermínio não deixa rastros, tampouco lesões corporais) e assim salvaria milhares de vidas americanas...

Ah, que oportunidade de ficar calado ele perdeu...

Monday, November 08, 2010

O feminismo burro

Pior do que a presidenta falar presidenta, é o movimento feminista, à postos, como sempre, querer justificar a besteira que a presidenta falou, alegando que presidenta tem mais força, e reforça o gênero...

Como já disse aqui, e não é (não deveria ser) segredo pra ninguém, "presidente" é substantivo de dois gêneros. Possue uma só forma para o masculino e para o feminino, diferenciados apenas pelos artigos. Por esse motivo, não se diz a gerenta tampouco o gerento. Nem a pacienta, o paciento, a doenta, o doento, a clienta, o cliento etc. Caso fosse correto o uso de a presidenta, também seria correto dizer "a presidenta está doenta" e "o presidento está doento", seguindo as devidas concordâncias.

Enquanto as minorias continuarem se achatando com reinvidicações que só ressaltam suas diferenças, não vão conquistar o respeito devido. Serão sempre lembradas e tratadas como minorias.

Monday, November 01, 2010

A Presidenta Falou...

... Presidenta!

É isso aí, deu Dilma na cabeça, como já era de se esperar. Ou pelo menos como NÓS esperávamos. NÓS, digo, aqueles que votaram no Lula nas últimas duas eleições por ou serem petistas que votam no PT incondicionalmente, ou por simpatizarem com a plataforma política do PT dos últimos anos - que claramente suavizou-se, para melhor acomodar eleitores.

De uma maneira ou de outra, o que tivemos Domingo foi o que podemos chamar de continuísmo. E continuísmo é uma palavra que se tem que despertar uma primeira impressão, ela será ruim... pois é geralmente associada à não-mudança, assumindo que toda mudança seja boa.

Continuísmo... é isso que teremos! Que continue as políticas sociais, que continue a austeridade fiscal e econômica, que continue a boa política externa que Lula tão bem estabeleceu... e que continue também o linguajar do presidente na presidenta!!!

No seu pronunciamento oficial, Dilma se auto-intitulou "presidenta", sabendo (?!?) que presidente é substantivo de dois gêneros, ou seja, possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, diferenciados pelos artigos. Assim, temos o cliente e a cliente, o doente e a doente, o presidente e a presidente... mas as más-línguas não perdoam, e já andam dizendo que Dilma é tão desconhecedora dos assuntos portugueses que nem a língua sabe falar direito. Já as boas-línguas preferem acreditar que isso não importa, e que ela falou "de propósito", para mais se aproximar do povo...

Ô Dilma... tem dó, né?!?