Monday, July 06, 2009

na contra mão...

Na contramão dos fatos, a Irlanda parece viver um outro mundo. Com um dos piores índices de desemprego e recessão dos últimos 30 anos - pior ainda do que os famigerados anos 80 - e o pior da Europa (lembremos que a Islândia não faz parte da UE), ela, na voz imperial do Taoiseach Brian Cowen, resolver adotar medidas justamente contrárias a todos os outros países do bloco. Onde eles acabam com certos impostos, a Irlanda cria novos (Imposto de manutenção de aeroportos, um novo imposto para proprietários, uma nova e mais cara variante do imposto do lixo); onde os outros países diminuem suas Taxas de Valor Agregado (o famoso VAT - Value Added Tax), o brilhante Brian aumenta - foi de 21% para 21.5%; Onde os outros, e por aí vai... Por isso, alguns empresários de setores afetados se manifestam, o que é saudável. Só temos que discernir interesse setorial de melhorias econômicas.

O VAT deveria ser reduzido em 10% - Concordo! O da Irlanda é um dos mais alto da Europa, e está bam acima de UK, daí a evasão do consumo para o norte.

O Partido Verde destruiu o mercado de automóveis com tantas restrições populistas - Será? Ou serão os empresários que querem que construam-se mais e mais estradas, que o combustível seja subsidiado, e que o imposto do carro diminua para aumentar o consumo, que na verdade seria um caos!

A Assistência Social provida pelo Estado arruinou a competitividade da Irlanda - Hum... alhos & bugalhos na mesma salada; Assistência Social mantêm índice de criminalidade baixo. Mendigo aqui usa Nike (que não é roubado), fuma do próprio cigarro (OK, eles pedem um ou outro de vez em quando...), e alugam DVD na locadora local! Mendigar é opção, e no caso aqui, um trabalho - ficar o dia todo sentado na rua, com cara de coitado, pedindo por trocados.

Brian Cowen é inútil, mas não tão ruim como Bertie Ahern, o Taoiseach anterior - Concordo plenamente. Bertie vai acabar por ser lembrado como o homem que afundou a Irlanda...

Uma trégua de 12 meses nos impostos para a compra de imóveis aqueceria o mercado novamente - Duvido, pois o mercado está inflado justamente porque construiram-se mais casas do que a demanda de pessoas para morar nelas... a trégua só benificiaria os uqe já compraram e não estão podendo arcar com suas dívidas.

Um ponto que eu desconhecia, porém, é que todos os funcionários públicos trabalham apenas 32 horas semanais... e além disso têm horários flexíveis e "abono-doença" de dez dias... Numa semana em que o país viu o equilíbrio do Tesouro se deteriorar ainda mais, e a taxa de desemprego passar de 11,9%, o que poderia nos consolar?

Os franceses, é claro!

No comments: