Tuesday, March 09, 2010

Dia d...


É, eu sei que ontem foi o chamado Dia das Mulheres e eu não disse nada a respeito... é que eu não acredito na reafirmação das minorias. A ideia da existência de um dia internacional da mulher reduz a mulher à categoria de minoria - moral e social. A comemoração é um incentivo socialista, proposto na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando a mão-de-obra feminina começou a ser explorada em massa pela indústria, e logo vieram os protestos contra as condições de trabalho insalubres e os baixos salários. Isso foi num 8 de Março, no ano de 1857, em Nova Iorque. E comemorar esse dia só serve para incitar feministas radicais a tirarem seus sutiãs novamente - ora, não é mais preciso! Já confundiu-se muito as liberdades sexuais com libertinagem. E socialmente, em busca da igualdade do que é diferente - do que foi feito diferente - a mulher acabou se perdendo num limbo apático entre o prover e o cuidar - não sabe se provê a casa ou se cuida da casa.

Papéis sociais são a base fundamental da família, e precisam ser claramente definidos. Desde os tempos das cavernas já o eram assim: cabia ao homem o sustento do lar e a manutenção do respeito tanto interior como exterior à família. O espaço do homem é fundamentalmente externo - a selva, a caça, a defesa do seu lar. À mulher sempre coube o cuidado da casa e da família.

Sempre discuto estes papéis sou mal-compreendido... não defendo o jargão machista "lugar de mulher é em casa", apenas digo que a família exige papéis sociais definidos: Se o homem caça, a mulher cuida do acampamento. Se é a mulher que sai para caçar, o homem deve ficar e cuidar do acampamento. Ou que se intercalem os papéis, ora um caça e outro defende e vice-versa... o importante é que alguém cace enquanto o outro protege. Os dois saindo para a caça deixa o acampamento à merce de predadores... aí, camaradinha, as coisas começam a sair do controle, e é onde aparecem aqueles psicólogos sem noção de nada, falando um monte de merda de como você tem que cuidar do seus filhos, de como você tem que conversar com sua mulher, de como você deve se comportar no trabalho...

Se as coisas continuarem assim, o legado literário da humanidade será composto apenas de auto-ajuda!

No comments: