Friday, June 24, 2011

Rock in opposition de primeira!

Lá no The Guardian chamaram isso de jazz, disseram que mistura Duke Ellington com marcha fúnebre de New Orleans, entre poemas de Federico García Lorca, William Blake e Herman Hesse.

Bem, o cara é um crítico musical, e eu até posso perceber um pouco desses elementos todos em The Cortège, ou O cortejo, mas esta gravação de 1982 de Mike Westbrook tem muito de música de câmara, Varèse, Stravisnky, Bartók, Schoenberg, e mais contemporâneamente lembra Univers Zero, Art Zoyd, Present, Art Bears, Henry Cow... toda a nata do rock in opposition!

Vale muitíssimo ouvir! Tanto pelo jazz, como pelo rock in opposition ou pela música de câmara! Eu ouvi pelo Spotify, e você?

Friday, June 17, 2011

A New Contract

Só porque é sexta-feira...

Feel Good, James Brown



I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would, now
So good, so good, I got you

Whoa! I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you

When I hold you in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love won't do you no harm

and I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you

When I hold you in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love can't do me no harm

and I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, well I got you

Whoa! I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would
So good, so good, 'cause I got you
So good, so good, 'cause I got you
So good, so good, 'cause I got you

Thursday, June 16, 2011

Diaflor

Finnegans Wake, by Paulo Rocker
correnterrio, depois de Adão e Eva, do corredor da costa até a barriga da baía, uma cômòdus vicus estrada de extremavoltas nos conduz de volta ao Hacanga Castelo e Entornos
Este é o primeiro parágrafo da minha tradução dos 5 primeiros parágrafos do Capítulo I de Finnegans Wake de James Joyce.

Para quem não sabe, Finnegans Wake, ou Fubeca Desperta, na minha tradução, é o último romance de Joyce, publicado em 1939. É considerado um marco do romance moderno e experimental, por conter elisões e palavras composta em inglês e outras línguas, buscando uma multiplicidade de significados. Sua tradução para qualquer língua é complicadíssima, e qualquer tentativa é uma ousadia, desde o primeiro parágrafo do romance.

Ainda para quem não sabe, o Bloomsday é uma data comemorativa em homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce, que relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904. É bem comemorada na Irlanda e modestamente em alguns países, inclusive o Brasil. É a única data fictícia comemorada no mundo, por amantes de literatura.

Minha tradução dos dois primeiros parágrafos do Capítulo I de Fubeca Desperta é finalista do Concurso de Tradução Bloomsday da Ateliê Editorial. Vote em mim aqui!!!

A tradução dos 5 primeiros parágrafos do Fubeca Desperta estará na TUDA de Julho.

Haveam todalls um muibomui Bloomsday!

Wednesday, June 15, 2011

I might drop one...

... but it was close!

Run baby, run...
Muita discussão ao redor das taxas pagas no mercado de trabalho para Informática...

Recentemente uma matéria na Veja (aka Óia) publicou uma matéria com a média mínima e média máxima de salários para várias áreas de Tecnologia da Informação. A matéria que despertou uma discussão acirrada entre os que acham os números irreais - a grande maioria - e aqueles que acham que os valores estão condizentes com o mercado (inclusive este que vos escreve).

Desde que os ianques implementaram a máxima de que a informação referente a quanto você ganha é mais importante do que a sua senha bancária, ficou fácil para as empresas negociarem salários individualmente, passando por cima de associações e sindicatos. Antigamente, quando isso não era segredo, os valores eram bem alinhados, e as eventuais diferenças eram geralmente devidas à experiência dos indivíduos... mas hoje não! Fulano trabalha ao lado de Cicrano, fazendo a mesma coisa que Cicrano faz, mas pode estar ganhando quase o dobro que Fulano... isso porque Fulano, desconhecedor do "mercado" ou apenas precisando mais desesperadamente de um trabalho que Cicrano, aceitou menos, e não quis arriscar com negociações.

Aqui na Europa é a mesma coisa... cito dois exemplos extraídos de uma ferramenta de cálculo salarial que está bem próxima da realidade. Analisei um salário de um Arquiteto e de um Consultor genérico, ambos com a mesma experiência e os mesmos conhecimentos:


Os dois valores médios se aproximam, mas se considerarmos os salários-base, há uma diferença grande... e para ambas simulações os dados informados eram de um profissional bem experiente. Assim, um Arquiteto Sênior pode ganhar 45,000 por ano, enquanto o outro ganha 95,000 - mais que o dobro!

Ah... esse "mercado"!

Saturday, June 11, 2011

The Day After...

Starry Night In Dublin, by John Nolan
Eu posso até estar "viajando", mas viajando mesmo... na maionese, na manteiga, em Dublin, no Rhône, no escambau... mas se este negócio vingar, amigão... ah, eu vou dar muita risada à toa, ah se vou!!!
come baby, come...

Friday, June 10, 2011

Um Quadro Impressionista

Shimmer, by Marcus Krackowizer
Sabe aqueles momentos em que você se sente como que se estivesse em suspensão, na espera, na ansiedade de receber algo, de fazer algo, de participar de algo, mas este algo parece já ter ido, passado deste momento para algum outro momento no passado, e a possibilidade de recuperá-lo fica mais longe conforme você pensa nele?

Esta é a impressão.

Imagine uma luz, brilhante, intensa mas sem ser ofuscante, que se apresenta para você de repente, no meio daquele ambiente escurinho, quentinho, cheirosinho, aconchegantezinho em que você se colocou nos últimos tempos... mas essa luz, você pensa, o que será? Será ela mais fresca que o meu escurinho? Mais fedida? Desconfortável, talvez? Eu até que enfrentaria essa luzinha aí, fosse me dado a garantia de poder apagá-la a qualquer momento e voltar para o meu escurinho confortável...

Esse é o quadro.

Hoje, sexta-feira, minha missão é pintar um quadro impressionista de ser... e te digo, camaradinha, There Will Be Blood !!!

Tuesday, June 07, 2011

Gráinne Duffy – Out Of The Dark


É uma pena que a grande mídia não se interesse por pequenas pérolas. Gráinne Duffy, uma cantora, compositora e guitarrista irlandêsa que lançou seu primeiro álbum, "Out of the Dark", em novembro de 2008, tem recebido ótimas críticas de uma série de revistas de prestígio, e esta semana chegou aos meus ouvidos através de uma matéria tardia no The Sunday Times.

Numa recusa heróica de entrar para o mainstream das grandes gravadoras, ela declarou "tocar o que bem entender". Por sorte, podemos conferir no Deezer o que isso seja...

Friday, June 03, 2011

Cadê Wally?


Wally estará em Dublin de 16 a 19 de Junho, como parte do Campeonato Mundial de Performance de Rua - Street Performance World Championship.

Vem ser um Wally você também, vem!!!

Detalhes aqui:

Thursday, June 02, 2011

No Estrelar dos Ovos...


A rainha Elizabete II e Barack Obama são mais imortantes do que os cidadãos comuns irlandeses, Slobodan Milosevic responderá por crimes contra a humanidade em Hague, a Microsoft lançará o Windows 8, o uso de telefone celular pode causar câncer no cérebro das pessoas, Candwiches já podem ser comprados em supermercados, a internet não é um lugar seguro de se viver, a guerra dos tablets e dos smartphones não fará do mundo um lugar mais justo, depois de provar não ser Portugal a Irlanda precisa provar não ser a Grécia, ninguém é indispensável a não ser você mesmo, os pepinos andam matando gente, a economia é um bicho sem-cabeça, mula é a mãe...

Abóboras, bolas...