Saturday, June 13, 2009

de grão em grão


Nosso bem-estar depende da forma cívica com a qual lidamos com os outros. Simples gestos como dizer bom dia, por favor e obrigado, além de comportar-se adequadamente em ambientes públicos, são sinais de reconhecimento e respeito pelos outros, bem como bons reveladores do carácter das pessoas.

A atenção que damos ao próximo e às suas necessidades e a cortesia com que lidamos com ele são fundamentais para que haja paz e harmonia numa sociedade. Se ao invés de esperarmos dos outros a iniciativa deste tipo de conduta, formos nós os primeiros a aplicá-la diariamente, teoricamente "contaminaremos", a curto ou a médio prazo os que não a têm, e conseqüentemente traríamos um ambiente social no mínimo mais calmo, confiante e acolhedor.

Numa sociedade em que as queixas sobre a perda de valores é constante, até que ponto somos os culpados pela perda desses valores? Você, camaradinha, por exemplo costuma chega atrasado ao trabalho ou a compromissos? Escreve emails enquanto fala ao telefone com alguém? Já usou filas de caixas de até 10 items nos supermercados para passar 11 ou 12 items? Já furou fila? Já bocejou à frente de alguém enquanto este falava? Já atendeu ao telefone ou mandou mensagens numa sala de cinema ou teatro? Já "roubou" descaradamente a vaga do estacionamento de alguém? Quando convidado para algum evento costuma dizer que comparecerá e no final não comparece? Quando passeia o seu cão, limpa suas necessidades ou as deixa lá?

Ao responder natural e automaticamente que “sim” a algumas destas perguntas, teremos a verdadeira dimensão dos nossos atos... A pimenta nos olhos dos outros é refresco! Pequenos gestos de boa educação e cortesia fazem grandes diferenças. Pequenos gestos, meu caro... pequenos gestos...

No comments: