Tuesday, June 30, 2009

Palavras, Palavrinhas e Palavronas

Recebi de um amigo um email entitulado "Palavrões também são importante"... engraçadinho, até. Basicamente explora tabuísmo, ou seja, palavras ou locuções consideradas chulas na maioria dos contextos, e geralmente referem-se ao metabolismo (cagar, mijar, merda), aos órgãos e funções sexuais (caralho, pica, buceta, foder etc.), e também incluem disfemismos, como puta, veado, puta que pariu, nem fodendo etc.

Nada de errado com isso. Quem a nao usa um palavrao ou outro de vez em quando, justamente para "enfatizar" ou dar uma característica mais "visual" ao contexto? Claro! A diferença é falar ou escrever. Falar é mais comum, na informalidade, mas para escrever precisa ser bem específico.

Detalhes... mas o que queria comentar, na verdade, é que mais uma vez a internet se presta a divulgar texto de autores menores como autoria de maiores: esse em questão, foi-me dado como de Luis Fernando Veríssimo, mas também já pertenceu a Milôr Fernandes...

Agora, parece que é de um tal de Pedro Ivo, blogueiro de uma zine super famosinha na rede, mas mesmo essa informação é difícil de checar. E se é difícil de checar na internet, camaradinha... quem vai acreditar?

No comments: